PRODUÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA
Realizou 22 exposições individuais e coletivas desde 1999 [16 trabalhos], no Porto, em Berlim, Bolonha, Barcelona e Roterdão – Porto-Rotterdam Capitals of Culture 2001.
Foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian na realização da Exposição
Encruzilhada (Maus Hábitos – Porto, 2006) e premiada na Bienal de Arte de Chaves, pelo vídeo “A Preparação do Caminho” (2006). Mais informações em:www.silviapinto.com.pt; www.fundacaoip.pt/anamnese
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Assistente de Relações Internacionais, Academia de Belas Artes de Bolonha, 2000-2001
‘Professor Auxiliar, Escola Superior Artística do Porto (ESAP), 2001-2016
1º Ciclo de Estudos em Artes Plásticas, 2001-2004
1º Ciclo de Estudos em Animação Sociocultural, 2002-2008
1º Ciclo de Estudos em Artes Visuais – Fotografia, 2003-2016
1º Ciclo de Estudos em Design e Comunicação Multimédia, 2007-2008
2º Ciclo de Estudos em Ilustração, 2011-2012
Vice-presidente, Conselho Pedagógico, 2008-2010
Membro do Conselho Geral, 2013-2015
Júri de avaliação, 1º Ciclo de Estudos em Artes Plásticas e em Artes Visuais – Fotografia, 2002-2004
Júri de reavaliação, 2º Ciclo de Estudos em Artes Visuais – Fotografia, 2015
Professor Auxiliar, Universidade Lusófona do Porto (ULP), 2016-2017
1º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação, 2016-2017
2º Ciclo de Estudos em Comunicação, Redes e Tecnologia, 2016-2017
CONCEÇÃO DE PROGRAMAS, ENSINO E ORIENTAÇÃO
1. Pintura II (Finalistas) – 1º Ciclo de Estudos em Artes Plásticas (ESAP), 2001-2003
2. Pintura II – 1º Ciclo de Estudos em Artes Plásticas (ESAP), 2003-2004
3. Introdução à Representação Bi/tridimensional – 1º Ciclo em Fotografia (ESAP), 2003-04
4. Oficinas e Ateliers – 1º Ciclo de Estudos em Animação Sociocultural (ESAP), 2002-2008
5. Expressão Plástica – 1º Ciclo de Estudos em Fotografia (ESAP), 2004-2007
6. Expressão Gráfica – 1º Ciclo em Design e Comunicação Multimédia (ESAP), 2007-2008
7. Teoria da Cor – 1º Ciclo em Design e Comunicação Multimédia (ESAP), 2007-2008
8. Fotografia e Artes Visuais – 1º Ciclo em Artes Visuais – Fotografia (ESAP), 2007-2015
9. Comunicação e Jornalismo – 2º Ciclo em Ilustração (ESAP – GMR), 2011-2012
10. Projeto II – 1º Ciclo de Estudos em Artes Visuais – Fotografia (ESAP), 2015-2016
11. Cibercultura, 1º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação (ULP), 2016-2017
12. Cultura e Arte em Rede, 2º Ciclo de Estudos em Comunicação, Redes e Tecnologia (ULP), 2016-2017
AULAS ABERTAS, CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS
‘1. Apresentação de Portfólio, Willem de Kooning Academie – Hogeschool Rotterdam's, 2001.
2. Apresentação de Portfólio, Seminário de Arte Contemporânea Portuguesa, Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, Porto, 2002.
3. “Introdução ao Tema da Luz na Arte”, 7 Aulas Abertas, ESAP, Abril – Julho 2005.
4. “Novos Monumentos para a Cidade”, Fundação da Juventude, 2008.
5. “Breve História da Luz na Arte”, Primeira Conferência da Luz, ESAP, 2008.
6. “Binding Logic in Art”, International Association for Media and Communication Research Conference – IAMCR, Braga, 2010. www.iamcr2010portugal.com
7. “Binding Logic in Art”, European Communication Conference – ECREA, Hamburg, 2010. www.ecrea2010hamburg.eu 7. “Towards a Semiotics of Light”, Congresso Europeu de Semiótica Visual – AISV/IAVS, Lisboa 2011. http://aisv2011.yolasite.com 8. “Incomunicação e Luz”, Congresso Federação Lusófona de Desenvolvimento – LUSOCOM, Lisboa 2012. www.iscsp.utl.pt
9. “Regimes Escópicos: da descontinuidade da visão aos limites da visualidade”, Congresso História da Arte Portuguesa – CHAP, Lisboa, 2012. www.chap-apha.com
10. “Para uma Abordagem Intertextual entre Arte e Literatura”, Aula Aberta, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2012.
11. “As Palavras e as Coisas”, Escola Secundária Alves Martins, Viseu 2013.
12. “Para uma Semiótica da Luz”, II Jornadas de Doutorais em Ciências da Comunicação, Braga 2013. http://comunicacao.uminho.pt/cecs
13. “Como Vemos a Luz e o que Fazemos com Ela”, no âmbito AIL 2015 – Ano Internacional da Luz, Colégio Fundação Bissaya Barreto, Coimbra, 2015.
14. “A Luz para Além do Visível”, em colaboração com Sara Anjos (CECS), Internacional Conference on Communication and Light, Braga 2015. www.comlight2015.com
15. “Arte Luz: uma resposta a sintomas do nosso tempo”, Plenary Session: On Excess, Internacional Conference on Communication and Light, Braga 2015 (AIL 2015 – Ano Internacional da Luz) www.comlight2015.com
16. “A luz e a sombra como extensões do homem”. V Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, Brag 2016 http://comunicacao.uminho.pt/cecs
PRODUÇÃO CIENTÍFICA
‘1. Material didático Comunicação e Semiótica. Uma Introdução. UC Comunicação e Jornalismo, 2º Ciclo de Estudos em Ilustração, ESAP – Guimarães, 2012.
2. Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação – Especialidade em Semiótica Social, sob a orientação de Moisés Martins e Madalena Oliveira (ICS – Uminho), Universidade do Minho, 2015 Para uma Semiótica da Luz. Da visão mítica aos regimes escópicos da contemporaneidade. http://hdl.handle.net/1822/38424.
3. Artigos “Incomunicação e Luz”. Atas do X Congresso da Lusocom – Comunicação, Cultura e Desenvolvimento, Lisboa: ISCSP, 2012 www.iscsp.utl.pt
4. “Regimes Escópicos: da descontinuidade da visão aos limites da visualidade”, Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França – Sessões simultâneas (pp. 462-468). Lisboa: APHA, 2014. www.apha.pt
5. “Cavernas da Contemporaneidade: deslocamentos a partir do dispositivo parietal”, Eduarda Neves (ed.) Revista Persona. Vol. 2 (pp. 29-36), Porto: ESAP, 2014. www.esap.pt/revistapersona
6. “A luz para além do visível”, em colaboração com Sara Anjos (CECS, Braga, Portugal). Madalena Oliveira & Sílvia Pinto, S. (Eds.), Atas do Congresso Internacional Comunicação e Luz (pp. 97-104) Braga: CECS, 2016. http://hdl.handle.net/1822/41700.
7. “A luz e a sombra como extensões do homem”, em colaboração com Moisés Martins e Madalena Oliveira (CECS, Braga, Portugal). In V Jornadas Doutorais em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais, Braga: CECS, Fevereiro 2017.
8. “Lógicas de Vinculação na Arte”, em colaboração com Moisés Martins (CECS, Braga, Portugal). Revista Comunicação e Sociedade, N.º 31, Número temático s/ “Arte e Comunicação”, Braga: CECS, Maio 2017.
9. Edição de livro “Do sentido e da luz”. Nota introdutória, em colaboração com Madalena Oliveira (CECS, Braga, Portugal). Madalena Oliveira & Sílvia Pinto, S. (Eds.), Atas do congresso internacional Comunicação e Luz (pp. 6-9). Braga: CECS, 2016. http://hdl.handle.net/1822/41700.
10. Capítulo de livro “Arte-luz: uma introdução”. Moisés Martins, M. (Ed.), Sessões Plenárias do Congresso Internacional Comunicação e Luz, Braga: CECS, 2017.
1 Investigadora integrada do CECS (www.cecs.uminho.pt) e membro da SOPCOM (www.sopcom.pt), na qual integra os grupos de trabalho de Cultura Visual e Semiótica.
PRODUÇÃO ARTÍSTICA E TECNOLÓGICA
INSTALAÇÕES
1. Mit Bücher, Käfig uns Licht, spielen kleine Kinder nicht. Instalação, Berlim, 2000.
2. Neanche gli uccelli sanno perché cantano. Instalação, Berlim, 2000.
3. Neanche le rose sano perché nascono. Instalação, Berlim, 2000.
4. Perché ti ostini a correre se non sai dove vai? Instalação, Berlim, 2000.
5. Mongolfiera, Instalação, Bolonha, 2000.
6. Tappeto di fiori, Arte Pública, Bolonha, 1999/2000.
7. Biblioteca, Instalação, Bolonha-Porto, 2002.
8. A Remissão do Tempo, Instalação, Porto, 2002-2006.
VÍDEOS & VIDEO-INSTALAÇÕES
9. Gone with the Wind, Video, Bolonha, 2000.
10. After the Ball, Video, Roterdão-Porto, 2006.
11. A Pedra de Tropeço, Vídeo, Porto, 2006.
12. A Sacudidela, Vídeo, Porto, 2006.
13. A Preparação do Caminho, Vídeo, Porto, 2006 [Prémio Bienal de Arte de Chaves]
14. A Reposição, Diaporama, Porto, 2006.
15. Danza delle Sedie/ Nach Jerusalem, Vídeo-instalação, Bolonha-Porto, 2001/2006.
16. A Parábola dos Convidados para as Bodas, Vídeo-instalação, Porto, 2007.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
1. “Danza delle sedie”, Vídeo-instalação, texto crítico de Rosalba Paiano, ZONE C/O Graffio Gallery, Bologna, 2001.
2. “Musical Chairs”, Vídeo-instalação, organização Morgen Gallery, Rotterdam, 2001.
3. “Biblioteca”, Instalação, Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, Porto, 2002.
4. “Encruzilhada”, 7 instalações / vídeos, Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural, Porto, 2006. [Apoio Fundação Calouste Gulbenkian e Banif].
5. “After the Ball”, Vídeo, Galleria MCO, Porto, 2006.
6. “A Parábola dos Convidados”, Vídeo-instalação, Galeria MCO, Porto, 2007.
EXPOSIÇÕES COLECTIVAS – SELEÇÃO
1. „Wie Bitte“, Hochschule der Künste Berlin, 1999.
2. “Accademia in Stazione”, comissariado Daolio – Romano, Bologna, 1999/2000.
3. “Pubblico Privato”, comissariado Stefano Guardi, Reggio Emillia, 2000.
4. “Printexbo. European Exhibition of Printmaking”, comissário Serafini C., 2000-2001.
5. “Vent Altafulla D'Art”, comissariado por Lydia Dalmau, Altafulla, Barcelona, 2001.
6. “Happening Video”, Festival de Video comissariado por Anselmi – Cavallari, Villa Serena, Bologna, 2001.
7. “Corsie. 32 Giovanni Artisti”, comissariado Concetto Pozzati, Bologna, 2001.
8. “Bienal de Arte de Chaves”, Cooperativa Árvore, Porto / Chaves, 2006.
9. “International LGBTE”, Fondazione ArtèVision,Turim, 2012.
10. “Uma Questão de Género”, comissariado Raquel Guerra, 1ª Avenida, Porto, 2013.
COORDENAÇÃO DE PROJETOS / INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE
‘1. Coordenação de projeto de colaboração artístico e académico, no âmbito Oporto-Rotterdam Capitals of Cultural 2001: 1- Jasper Budel’s Exhibition Too Sad to Cry, Maus Hábitos – Porto; 2- Conferências de Jasper Budel na ESAP e FBAP, 2001.
2. Coordenação artística e pedagógica: “Ponto de Situação”, Exposição dos Finalistas do Curso de Artes Plásticas – ESAP, Maus Hábitos – Porto, 2004.
3. “Introdução ao Tema da Luz na Arte”, 7 aulas abertas interdisciplinares, no âmbito do Atelier da Luz – Espaço de Criação Interdisciplinar ESAP, 2005.
4. Coordenação artística e pedagógica: “Primeira Mostra”, Exposição 1º ano do Curso de Artes Visuais – Fotografia, ESAP – Porto, 2005.
5. Coordenação artística e pedagógica: “Oficinas”, Exposição 1º ano do Curso de Animação Sociocultural, ESAP – Porto, 2006.
6. Coordenação artística e pedagógica: “Primeiras Provas”, Exposição 1º ano do Curso de Artes Visuais – Fotografia, ESAP – Porto, 2008.
7. Conceção e organização, em colaboração c/ Susana Milão, Susana Dias & Eunice Azevedo: “Lenços para Namorar nas Árvores” e “Cartas de Luz e de Sombra”, Projetos de Arte Pública, Atelier da Luz, ESAP – Fundação da Juventude, 2008.
8. Conceção e organização: Primeira Conferência da Luz. C/ Daniel Jonas (Literatura) Henrique Muga (Psicologia), José Saramago (Teologia) e Sílvia Pinto (Arte e Perceção Visual). Moderação: Susana Milão. Auditório da ESAP – Porto, 2008.
9. Organização e criação, em colaboração c/ Carlos Barros, Teresa Brito & Jorge Araújo: “Partilha”, “Desenrolamento”, “Lançamento” e “Portas”, Projetos de Arte Pública do Atelier da Luz no Projeto Flores: Rua das Flores – Porto, 2009.
10. Organização, em colaboração c/ Madalena Oliveira, Sara Anjos, Helena Pires, Silvana Mota Monteiro, Lai Saramago e Aline Soares: Internacional Conference on Communication and Light www.comlight.org, 2015 AIL – UNESCO.
11. Organização e curadoria: “Incomunicação e Luz” – Exposição de Fotografia, Vídeo e Instalação, Internacional Conference of Communication and Light, Braga, 2015. www.comlight.org
12. Organização e curadoria: “A Cultura d’Imediato”, Exposição de Projeto II, Curso de Artes Visuais – Fotografia / ESAP, Armazém da Alfandega, Porto, 2016. http://www.esap.pt/actividades/cultura-dimediato
PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
1. Organização e criação: “Wie Bitte“, Hochschule der Künste Berlin, 2000.
2. Organização, em colaboração c/ Maria Rita Bentini: “IN/OUT. Erasmus Exhibition in Accademia di Belle Arti di Bologna”, Accademia di Belle Arti di Bologna, 2001.
3. Convidada para projeto de colaboração artístico e académico, no âmbito Oporto-Rotterdam Capitals of Cultural 2001:1- Exposição Musical Chairs, Morgen Gallery; 2- Conferência na Willem de Kooning Academie – Hogeshool Rotterdam´s, 2001.
4. Coordenação e montagem: “Printexbo. European Exhibition of Printmaking”, Faculdade de Belas Artes do Porto, 2001.
5. Visiting Scholar, DAMS – Università di Bologna, 2010.
6. Visiting Scholar, NYU – New York University, 2011.
7. Convidada p/ aula aberta, intitulada “Para uma Abordagem Intertextual entre Arte e Literatura”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2013.
8. Convidada p/ aula aberta, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Luz, Fundação Bissaya Barreto, Coimbra, 2015.
9. Organização, em colaboração c/ Madalena Oliveira, Sara Anjos, Helena Pires, Silvana Mota Monteiro, Lai Saramago e Aline Soares: Internacional Conference on Communication and Light www.comlight.org, 2015 AIL – UNESCO.
10. Convidada p/ Sessão Plenária, intitulada “Arte Luz: uma introdução”, Internacional Conference on Communication and Light, 2015.